Dicas de Marketing Digital para Decolar seu Site

Tempo de leitura: 12 minutos

Dicas de Marketing Digital para Decolar seu Site

Dicas de marketing digital para decolar seu site

 

Melhorar seu site pode ser uma excelente maneira de conseguir vender mais com o marketing digital e, consequentemente, é importante saber quais são as dicas essenciais para quem quer ter um bom site!

Porém, a grande maioria das pessoas não sabe dessas dicas e muito menos compreende a importância que elas possuem, ou melhor, nem mesmo compreendem a importância de se ter um bom site; mas podemos te dizer que há uma grande importância em tudo isso.

Por isso, vamos te dar agora algumas dicas de como decolar seu site por meio do marketing digital da melhor maneira possível! Continue lendo para se surpreender com essas dicas que você, muito provavelmente, ainda nem conhece,

 

1. Anuncie

Este é tão óbvio que vamos falar dele primeiro. Pesquisa paga, publicidade em mídia social e publicidade gráfica são excelentes maneiras de atrair visitantes, criar sua marca e colocar seu site na frente dos outros. Ajuste suas estratégias pagas de acordo com suas metas – você quer apenas mais tráfego ou também deseja aumentar as conversões? Cada canal pago tem seus prós e contras, portanto, pense cuidadosamente sobre seus objetivos antes de alcançar seu cartão de crédito.

 

Se você espera que mais tráfego para o seu site também resulte em mais vendas, será necessário segmentar palavras-chave com alta intenção comercial, como parte de suas estratégias de pesquisa paga. Sim, a concorrência por esses termos de pesquisa pode ser acirrada (e cara), mas os pagamentos podem valer a pena, principalmente porque você deve pensar no lucro a longo prazo, e jamais a curto prazo.

 

2. Seja social

Não basta produzir um ótimo conteúdo e esperar que as pessoas o encontrem – você precisa ser proativo. Uma das melhores maneiras de aumentar o tráfego do seu site é usar os canais de mídia social para promover seu conteúdo. O Twitter é ideal para links curtos, rápidos (e tentadores), enquanto a promoção do Google+ pode ajudar seu site a aparecer em resultados de pesquisa personalizados e parece especialmente eficaz em nichos de B2B. Se você é uma empresa de produtos B2C, poderá encontrar uma ótima tração em sites sociais com muitas imagens, como Pinterest e Instagram.

 

3. Misture

Não existe uma fórmula mágica para o sucesso do marketing de conteúdo, apesar do que alguns acreditam. Por esse motivo, varie o tamanho e o formato do seu conteúdo para torná-lo o mais atraente possível para diferentes tipos de leitores.

As redes sociais possuem utilidades diferentes e, por isso, é importante que você faça o melhor uso possível de cada uma delas para que seu domínio não suma com o passar do tempo. Publique postagens de blog mais curtas e baseadas em notícias, com conteúdo de formato longo, além de vídeos, infográficos e peças orientadas a dados para obter o máximo impacto. 

 

4. Escreva títulos irresistíveis

Os títulos são uma das partes mais importantes do seu conteúdo. Sem uma manchete atraente, até o post mais abrangente do blog não será lido. Domine a arte de escrever títulos. Por exemplo, os escritores do BuzzFeed e Upworthy geralmente escrevem mais de vinte títulos diferentes antes de finalmente escolher aquele que gerará mais tráfego; portanto, pense cuidadosamente em seu título antes de clicar em “publicar”.

 

5. Preste atenção ao SEO na página

Pensa que o SEO está morto? Pense de novo. Otimizar seu conteúdo para os mecanismos de pesquisa ainda é uma prática valiosa e que vale a pena. Você está aproveitando ao máximo o texto alternativo da imagem? Você está criando links internos para novo conteúdo? E as meta descrições? A otimização para o SEO na página não precisa levar muito tempo e pode ajudar a aumentar seu tráfego orgânico.

 

6. Palavras-chave de cauda longa segmentadas

Você tem suas palavras-chave de alta intenção e bases de palavras-chave populares cobertas? Chegou a hora de segmentar palavras-chave de cauda longa também. As palavras-chave de cauda longa são responsáveis pela maioria das pesquisas na web, o que significa que, se você não as segmenta como parte de suas pesquisas pagas ou esforços de SEO, estará perdendo.

 

7. Inicie o blog de convidados

Antes de dizer – não, os blogs de convidados verdadeiros não estão mortos, apesar do que você já ouviu. Proteger uma postagem de convidado em um site respeitável pode aumentar o tráfego do blog em seu site e ajudar a transformar sua marca em uma pechincha. Entretanto, esteja avisado – os padrões para blogs de visitantes mudaram radicalmente nos últimos dezoito meses e as táticas de spam podem resultar em penalidades severas. Prossiga com cuidado.

 

8. Convide outras pessoas para o blog convidado em seu site

Os blogs de visitantes são uma via de mão dupla. Além de postar conteúdo em outros blogs, convide pessoas do seu nicho para o blog em seu próprio site. É provável que eles compartilhem e vinculem ao artigo de convidado, o que poderia trazer novos leitores para o seu site. Certifique-se de publicar apenas conteúdo original de alta qualidade sem links com spam, porque o Google está reprimindo bastante os blogs de baixa qualidade dos visitantes.

 

9. Vá além do tráfego de referência

Em vez de tentar convencer outros sites a vincular você (um processo tedioso e demorado), crie conteúdo que apenas implore para ser vinculado. Isso fará com que as pessoas venham atrás de você pedindo para divulgar seu conteúdo, e não o contrário (que muito provavelmente é o que acontece atualmente).

 

10. Publique conteúdo no LinkedIn

 

O LinkedIn se tornou muito mais do que um meio de encontrar outro emprego. A maior rede social profissional do mundo agora é uma valiosa plataforma de publicação por si só, o que significa que você deve postar conteúdo no LinkedIn regularmente. Fazer isso pode aumentar o tráfego do seu site e também aumentar o seu perfil no seu setor – especialmente se você tem seguidores moderados a grandes.

11. Implementar microdados de esquema

 

A implementação do esquema (ou outro formato de microdados) não aumentará necessariamente o tráfego para seu site por si só, mas facilitará a localização e indexação de suas páginas pelos robôs de busca. Outro benefício do uso do esquema para SEO é que ele pode resultar em melhores snippets de sites avançados, o que pode melhorar as taxas de cliques.

12. Links internos

 

A força do seu perfil não é determinada apenas pela quantidade de sites com links que direcionam para você – também pode ser afetada por sua estrutura de links internos. Ao criar e publicar um conteúdo, fique atento às oportunidades de links internos. Isso não apenas ajuda no SEO, mas também resulta em uma experiência melhor e mais útil para o usuário.

 

13. Entreviste Líderes da Indústria

Acha que as entrevistas são apenas para os grandes campeonatos? Você ficará surpreso com quantas pessoas estarão dispostas a conversar com você, se você apenas perguntar a elas. Envie e-mails solicitando uma entrevista para líderes de opinião em seu setor e publique as entrevistas em seu blog. O reconhecimento do nome não apenas aumentará sua credibilidade e aumentará o tráfego para o seu site, como o entrevistado provavelmente também compartilhará o conteúdo, expandindo ainda mais seu alcance.

 

 14. Não negligencie o email marketing

Muitas empresas estão tão focadas em atrair novos clientes através do marketing de conteúdo que esquecem dos métodos mais tradicionais. O marketing por email pode ser uma ferramenta poderosa, e mesmo uma explosão de email com sucesso moderado pode resultar em um aumento significativo no tráfego. Apenas tome cuidado para não bombardear as pessoas com e-mails implacáveis sobre cada atualização do seu negócio. Além disso, não negligencie o poder do marketing boca a boca, especialmente de pessoas que já desfrutam de seus produtos ou serviços. Um lembrete de e-mail amigável sobre um novo serviço ou produto também pode ajudá-lo a aumentar seu tráfego.

 

15. Verifique se o seu site é responsivo

Os dias em que a navegação na Internet era feita exclusivamente em PCs de mesa já se foram. Hoje, mais pessoas do que nunca estão usando dispositivos móveis para acessar a Web. Se você forçar seus visitantes a percorrer o site, estará basicamente dizendo para eles irem para outro lugar. Mesmo se você tiver um site básico, ainda precisará garantir que ele seja acessível e confortavelmente visível em vários dispositivos, incluindo smartphones menores.

 

16. Verifique se o seu site é rápido

Você já se viu esperando trinta segundos para que uma página da web fosse carregada? Nem eu. Se o seu site demorar uma eternidade para carregar, sua taxa de rejeição será muito alta e você não irá conseguir converter ninguém. Verifique se suas páginas estão otimizadas o mais tecnicamente possível, incluindo tamanhos de arquivo de imagem, estrutura da página e a funcionalidade de plug-ins de terceiros. Quanto mais rápido o site for carregado, melhor.

 

17. Promova um senso de comunidade

As pessoas querem falar o que pensam e se aprofundar nos assuntos sobre os quais se sentem apaixonadas. Portanto, criar uma comunidade no seu site é uma ótima maneira de iniciar uma conversa e aumentar o tráfego do seu site. Implemente um sistema robusto de comentários por meio de soluções de terceiros, como comentários no Facebook ou Disqus, ou crie um fórum dedicado onde os visitantes possam fazer perguntas. Não se esqueça de gerenciar sua comunidade para garantir que os padrões mínimos de decoro sejam atendidos.

 

18. Faça-se ouvir nas seções de comentários

Você provavelmente visita pelo menos alguns sites relevantes para os seus negócios regularmente. Por que não participar da conversa? Comentar não fornece necessariamente um impulso imediato ao tráfego de referência imediatamente, mas criar um nome para si mesmo, fornecendo comentários perspicazes e instigantes em blogs e sites do setor é uma ótima maneira de divulgar seu nome – o que pode resultar posteriormente em direcionando mais tráfego para seu próprio site. Lembre-se de que, como nas postagens dos convidados, qualidade e relevância são fundamentais – você deve se envolver com outras pessoas no seu nicho, sem soltar links de spam em sites não relacionados.

 

19. Examine seus dados do Analytics

O Google Analytics é uma fonte inestimável de dados sobre praticamente todos os aspectos possíveis do seu site, das páginas mais populares à demografia dos visitantes, por isso é indispensável que você o utilize para compreender melhor as suas métricas. Fique de olho nos dados do Google Analytics e use essas informações para informar suas estratégias promocionais e de conteúdo. Preste atenção a quais postagens e páginas estão se mostrando as mais populares. Inspecione os dados do visitante para ver como, de onde e quando o tráfego do site vem. Quando perceber o que é que está fazendo sucesso, foque muito nisso.

 

20. Seja ativo nas mídias sociais

Não basta compartilhar conteúdo por meio de canais sociais – você também precisa participar ativamente da comunidade. Criou uma conta no Twitter? Em seguida, participe de discussões em grupo com hashtags relevantes. O seu público está deixando comentários em suas postagens no Facebook? Responda a perguntas e envolva-se com seus leitores. Nada desliga as pessoas mais rapidamente do que usar as mídias sociais como um canal de transmissão – use as mídias sociais como pretendido e realmente interaja com seus fãs.

 

Sendo assim, se até agora você estava perdido e não sabia muito bem o que fazer para decolar o seu site e fazer com que ele se destaque dos outros, com certeza essa situação mudou e você já sabe muito melhor como usar o seu site e outros meios digitais para fortalecer sua persona.

 

Mesmo assim, devemos sempre continuar aprendendo sobre marketing digital, até porque ele está em constante modificação conforme a internet também vai se modificando também. Por isso, fazer um curso especialmente nessa área pode te ajudar a aprender ainda mais sobre o assunto e, consequentemente, se destacar mais. Não sabe qual curso fazer ainda? Então, vamos te indicar agora o melhor curso de marketing digital existente atualmente: o Fórmula Negócio Online!

 

Por meio desse curso você conseguirá aprender muito mais do que se espera e, por isso, também será um profissional muito melhor do que o esperado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *