Tempo de leitura: 9 minutos
Não há dúvidas de que estamos vivenciando e continuaremos a vivenciar por um bom tempo a era da tecnologia. E há outra coisa que vem à sua mente quando você pensa em tecnologia: a internet. A internet tem se popularizado cada vez mais e ganhou espaço nas áreas mais inesperadas, deixando de ser apenas uma fonte de entretenimento, para fazer parte do mercado de trabalho atual e do mercado do futuro. Hoje, é da internet que muitas pessoas tiram suas fontes de renda primária, secundária ou extra. Há muito além do que você imagina por trás desse mercado de trabalho amplo e promissor.
O marketing digital é, atualmente, uma das áreas de maior suscetibilidade. Não se limitando ao sucesso, ele pode representar uma área de muita lucratividade para alguns. A flexibilidade dessa área/profissão permite que as pessoas se dediquem a ela, começando do zero e sem investimento. Apesar de ser conhecido como o caminho para a riqueza de muitos empreendedores digitais, nem todo mundo obtém sucesso nessa busca por um espaço no meio.
A verdade é que, para atuar nesse meio e progredir, é necessário conhecê-lo profundamente. Quanto o assunto é marketing digital, aprender nunca é demais. Pense como se essa área fosse um novo mundo, que além de ser gigantesco, nunca será 100% dominado se os estudos não forem constantes. O fato é que o marketing e a internet, em geral, estão sempre se atualizando e se adaptando às necessidades do mercado. Manter-se atualizado aumenta suas chances de um futuro promissor na carreira. Dentre tantas áreas, uma tem se destacado e se transformado em fonte de renda principal ou entrada para o meio digital em outros setores: o marketing de afiliados.
O mercado de afiliados é relativamente novo em comparação às outras áreas do marketing. Aliás, vale ressaltar que ele não beneficia apenas os afiliados, mas também aqueles que permitem que pessoas se afiliem à sua empresa, produto ou serviço. Sua popularidade deve-se ao sucesso rápido alcançado por profissionais ou não profissionais da área. No entanto, o motivo de tanta popularidade pode ser responsável também pelas expectativas frustradas de pessoas que entram no mercado acreditando que irão enriquecer sem dedicar tempo e esforço algum.
O que poucos te contam é que a área exige paciência, tempo e muita dedicação. Esqueça, pelo menos por enquanto, a ideia de pessoas te procurando para comprar um produto. Há um longo caminho até esse ponto. A boa notícia é que você não terá de investir o que a maioria das áreas exigiria: dinheiro, a menos que queira, é claro.
Mas, o que é que um afiliado realmente faz? Em suma, ele será responsável pela promoção de uma marca ou produto no meio digital. Essa promoção acontece de forma indireta; ou seja, ele não trabalha como um funcionário, mas sim como um auxiliador de vendas em troca de uma comissão. Há diversas ferramentas pelas quais ele pode fazer essa indicação do produto ou conversão de clientes, algumas delas são:
- Blogs pessoais ou empresariais (review ou recomendação)
- Instagram (feed e stories)
- E-mail marketing
- Facebook (página ou ads)
Como mostrado acima, as redes sociais são a forma mais comum de divulgação, mas você não precisa se limitar a elas caso decida se afiliar a um produto.
Vimos que a empresa ou empreendedor também se beneficia através da afiliação. Isso porque todo negócio precisa de publicidade para manter-se ativo no mercado. Em outras palavras, todos eles precisam de marketing. E o marketing de afiliados é uma forma de divulgação e publicidade. Considerando que boa parte dos afiliados atuarão com reviews e recomendações, ter tantas pessoas falando bem do seu produto, sem dúvidas, melhorará a reputação e as vendas dele.
Como nem tudo são flores, o ideal é que você não encare o marketing de afiliados como fonte de renda principal de início, a menos que não tenha outra opção. É preciso compreender que o marketing de afiliados não te garante uma renda fixa. A sua renda depende diretamente do seu desempenho como afiliado. Isso pode ser algo ruim no começo, mas é exatamente essa característica da profissão que a faz ser tão próspera no quesito remuneração. Não há limites. Você é seu próprio chefe e decide quanto esforço será dedicado àquilo. Quanto maior o tempo e esforço, maior serão os resultados. Você não terá um ponto da carreira no qual estagna e não pode mais ser “promovido”.
Não há um perfil específico para que se possa atuar na área. No entanto, algumas características em especial podem alavancar suas chances de fazer sua primeira venda (e as posteriores) mais rápido. Se você gosta de ler sobre coisas novas, aprenderá tudo mais facilmente. Se gosta de escrever ou até mesmo já gera conteúdo para uma rede social ou blog, suas chances de sucesso serão aumentadas. Lembre-se que a internet é o novo mercado e é preciso ter certa afinidade com ela e suas ferramentas. Não tenha medo de tentar, funciona!
Caso decida investir nessa área, você será responsável por divulgar o produto ou serviço de alguém ou de uma empresa. Lembre-se que seu objetivo é convencer as pessoas a comprá-lo através do seu link de afiliado. Qualquer ação de divulgação deve ser feita pensando nisto. Mas, não exagere! Foque em expor os pontos positivos do produto recomendado, sem propagandas enganosas. Você pode se dar muito mal e ser expulso da plataforma de afiliados por isso.
Há diversas formas pelas quais um afiliado profissional pode ser pago. A mais comum delas é o pagamento por venda: cada compra pelo link do afiliado gera uma comissão de uma porcentagem fixa “x” do valor total do produto. Mas você também pode receber por impressões da divulgação ou cliques, por exemplo.
Até mesmo os mais avançados no ramo afirmam que fazer a primeira venda é um desafio. Mas as coisas ficarão mais fáceis ao longo do tempo e você poderá chegar a um ponto no qual já ganha comissões automáticas, sem fazer esforço. Outras pessoas optam por se tornarem produtores e ensinar iniciantes a conquistar mais vendas ou até mesmo como fazer sua primeira. O ramo pode exigir certa paciência no início, mas é promissor de forma bem rápida em comparação a um trabalho fora do meio digital. Além disso, quanto maiores forem as vendas do produtor, mais você ganhará, logo que o produto tenderá a aumentar seu preço (e consequentemente, sua comissão).
Se você se interessou pela área, precisará escolher um programa de afiliados para atuar. Esses programas estão presentes dentro de plataformas online, sendo a Hotmart a mais famosa delas. Sua fama deve-se às comissões bem altas. No entanto, vale relembrar que isso não é tudo. O preço do produto te dará uma ideia de quão fácil será convencer o cliente a comprá-lo.
Em uma plataforma de produtos digitais, escolha o produto ao qual quer se afiliar. De preferência, opte por algo que faça parte de um nicho rentável e com o qual você tenha certa afinidade. Afinal, você terá que falar sobre isso, então é recomendado que já tenha certo conhecimento para não ter o trabalho de aprender do zero. Um produto digital sobre investimento, por exemplo, dificilmente será vendido por alguém que não faz a menor ideia de onde e como investir. Se você já tem uma página ou blog pessoal, procure por algo com o mesmo tema ou do mesmo nicho. Na hora de analisar um produto, o ideal é que o afiliado se ponha no lugar do cliente e reflita se teria interesse pelo produto.
Entrar no marketing de afiliados exige que você esteja preparado para as possíveis perguntas que receberá, exige que você conheça profundamente o seu produto. É preciso que você se convença primeiro de que o produto vale a pena, caso contrário, não será capaz de convencer alguém a comprá-lo. Acreditar no seu produto te guiará até o caminho da transformação de um trabalho a uma renda passiva.
Você pode se afiliar a quantos produtos quiser, mas o ideal é que siga o mesmo grande nicho. Se o primeiro produto fala sobre alimentação saudável e o segundo sobre dieta, não há choque de temas e você pode abordar os dois temas de forma intercalada. Não há necessidade de ter medo de se afiliar a mais de um, você não será obrigado a vender. Se você não vender, ninguém sairá perdendo (nem ganhando).
No marketing de afiliados, é comum que seja necessário aprender algumas estratégias para obter sucesso, como a criação de iscas digitais, copywriting ou técnicas de Search Engine Optimization. Quando se trata de ser um afiliado, tempo é realmente dinheiro. O tempo que você investe melhorando-se como profissional também vale muito.
Não se limite à Hotmart, outras plataformas como a Lomadee, a Amazon Associados, a Submarino e a Monetizze também estão no ramo e são bem confiáveis. Inclusive, a Amazon Associados está no mercado há mais tempo do que todas as outras. Vale ressaltar também que alguns produtos são de livre afiliação, já outros exigem a realização de uma solicitação por questões de segurança. A aprovação é geralmente alcançada e você poderá se afiliar ao produto escolhido e iniciar sua jornada.